Há já algum tempo que não me largava a ideia de juntar estes quatro ingredientes num prato.
Inspirado em receitas como esta e esta e a cujas autoras deixo a minha vénia e a minha admiração decidi-me por uns canelloni. É um prato que os míudos admiram muito e podia assim inovar e agradar-lhes ao mesmo tempo.
Decidido de que a conjugação de sabores e texturas iria resultar avancei.
Usei a carne picada de 4 peitos de frangos, 2/3de farinheira de Almeirim, 2 embalagens de queijo ricotta (pode usar requeijão mas optei por este por ser mais cremoso) e um bom molhe de espinafres. Uma embalagem de canelloni. Farinha maizena, manteiga e leite para o bechamel. Sal, pimenta, noz moscada, alho em pó e mostarda para os temperos.

Numa frigideira larga fritei a carne de frango num fio de azeite. Temperei com alho em pó, sal e pimenta fresca. Juntei algum do recheio da farinheira (sugiro que adapte a quantidade de farinheira à intensidade de sabor do tipo de farinheira que utilizar pois não queremos que o sabor da farinheira em excesso prejudique o equilíbrio do conjunto).
Juntei o queijo e envolvi bem. Adicionei os espinafres levemente escaldados em água com sal. Coloquei mais um pouco de farinheira e rectifiquei os temperos.

Recheei os canelloni com a ajuda de um saco de pasteleiro. Usei canelloni daqueles que não precisam de pré-cozedura pois são mais fáceis de trabalhar.
Fiz um molho béchamel da maneira habitual. Temperei generosamente com noz-moscada e juntei-lhe um pouco de mostarda para equilibrar a “doçura” da farinheira.

Cobri com mozarella e parmiggiano ralado e levei ao forno durante ap. 20 minutos. Servi com uma salada mista.

Acompanhei com um magnífico Rosé da Quinta da Ribeirinha, um produtor de vinhos de muita qualidade da Póvoa de Santarém. Este Vale de Lobos de 2007 é uma excelente opção para estes dias mais quentes. Recomendo vivamente e num próximo post deixarei as notas de prova.

Resultou muito bem esta ideia. Um prato rico e com vários níveis de aroma, sabor e texturas.
Bom apetite. Experimentem e comentem?
Arquivado em: Culinária, Gastronomia, Receitas, Ribatejo, Vinhos | Tagged: frango, massas, rosé





as receitas com farinheira andam a tentar-me e esta só serviu para engrossar a lista.
O bom e velho Scalabis de volta. E esta é boa pra minha “miuda” também pois ela não gosta de molho de tomates, uma verdadeira heresia numa família de italianos, rsrsrs!
Opa, uma visita ilustre lá no Trivial Básico!!
Obrigada, adorei seu comentário por lá!
E nesse balde cabe mais uma? Pois vou colocar gelo e uma garrafa para celebrar esse blog divino, e a receita que testarei em breve…
Um abraço!
ai que visão… que tentação…que delicia…bj
A união destes 4 ingredientes soa-me a divinal…
As minhas farinheiras preferidas são as de Argani!
Beijinho.
Estes canellonis devem ser uma autentica delícia!!
Beijinho
Estava com imensas saudades dos teus petiscos e também tenho sentido uma falta enorme das tuas indicações de vinhos!
Obrigada pela menção e ficas já a saber que a admiração é mútua.
beijos
Bem, esta combinação tem tudo para ficar bem; a ligação do frango com a farinheira é bastante interessante. Quanto ao vinho, nunca o vi à venda.
Parece-me uma sugestao deliciosa!
Sendo fa de comida italiana e depois de já ter provado uma lasagna de alheira, tenho que experimentar uns cannelonis com farinheira!
Uma boa ideia para um jantar em grande!
Um bom dia,
Leonor
(peço desculpa pela falta do “til” mas nao o encontro no teclado espanhol!)
Li a receita e não resisti…. tive que experimentar. Não sobrou nadinha! Estava delicioso!
Muitos Parabéns!
TJ