A Festa da Adiafa


Hoje o meu bom amigo Pedro Melro, emérito e orgulhoso produtor de vinho de Alcanhões, convidou-me para a Adiafa. Para quem não sabe, a Adiafa significa a festa que se oferece aos trabalhadores no último dia das vindimas. De acordo com o dicionário a palavra vem do árabe addyafa e significa banquete.

Embora esteja um pouco desvirtuada, esta tradição fez parte do meu crescimento e habituei-me a ouvir falar dela e algumas vezes a, orgulhosamente, participar. Digo orgulhosamente, porque nessas alturas fazia também parte do rancho da vindima, quase sempre por amizade e camaradagem.

Recordo com saudade, o convívio com aquelas gentes simples, o cheiro da terra e das uvas, o suor nos rostos, as cantigas e os cestos pesados que me faziam sentir um homem naquele reino de Homens e Mulheres.

Hoje senti-me quase um intruso, como se não merecesse comer e beber como os outros! O pão caseiro não me soube tão bem. A lebre deliciosa e a sopa de pedra. Os tomates apanhados da terra, o vinho maravilhoso. As azeitonas. O vinho. O vinho!

Para o ano duas resoluções ficaram. Vou primeiro á vindima e não repito a estupidez de não levar a máquina fotográfica!

4 Respostas

  1. Também tive o previlégio de participar em algumas adiafas, depois das jornas da vindima. È sem duvida uma festa de celebração e de camaradagem! O que me lembro melhor é que era o unico dia em que se comia carne, era sempre ou uma galinha ou um coelho que vinha da capoeira do patrão.
    P. Gostei de o receber no “Tachos”

  2. Ups… Tive de voltar, gostei de ver os links dirigidos à nossa querida cidade, mas falta um, (peço perdão pela ousadia), a Orquestra Tipica Ribatejana, um “monumento” e embaixatriz do nosso Ribatejo.
    P.S. È verdade atravessei muitas vezes a Dº Luis para ir para o Sá da Bandeira.

  3. Exactamente, eu estava em Humanisticas na turma J a Marizé na H. Se a memória não me atraiçoa.
    Como o mundo é pequeno!
    Obrigado pela sugestão do “link”. É realmente uma grande falha, principalmente porque sou sócio do Círculo Cultural Scalabitano.
    A ideia deste blog, é que ele cresça com a contribuição dos amigos visitantes e eu conto com a sua!

  4. Obrigada Scalabis, eu sou suspeita pois para além de ser sócia do circulo tb sou um dos membros da Tipica.
    Vou ficar na expectativa de saber na realidade quêm é o Scalabis!
    Até sempre

Deixe uma Resposta

