Sopa de cenoura e coentros, com tomate e ovos de codorniz


Sopa de Cenoura com Coentros, Tomate e Ovos de Codorniz

Inspirado no Creme de Cenouras e Coentros da Elvira decidi fazer uma sopita diferente, que me faz lembrar as maravilhosas sopas de tomate alentejanas da minha avó paterna.

Criei um refogado ligeiro com cebola e alho onde puxei o sabor das cenouras, batatas e courgettes (tenho vindo a substituir as batatas por courgettes pois o creme fica mais aveludado.) Juntei a água e deixei cozer durante 20 mns.

Num tacho à parte coloquei água a ferver que aromatizei com hortelã, sal e pimenta em grão e umas gotas de vinagre, para escalfar os ovos de codorniz. Como tenho muito pouco jeito de mãos, vi-me e desejei-me para abrir os ovos de modo a ficarem inteiros, mas lá me safei! A propósito se alguém tiver uma técnica específica agradeço desde já.

No fim da cozedura, fiz o puré, juntei-lhe azeite e os coentros frescos. Empratei com os ovos escalfados e um tomate pelado com umas pedrinhas de sal.

Fica óptimo pois o sabor do tomate vai-se insinuando na sopa, o ácido com o creme, o quente e o frio!

Espero que goste! Experimente e comente!

5 Respostas

  1. Fico muito feliz por lhe ter inspirado esta delícia. Por sinal, a sua sopa supera muito muito a minha.😉

    Não me importava nada de comer uma boa pratada dela para o jantar!🙂

  2. para abrir os ovos golpe seco com uma faca enquanto segura o ovo na mao formando concha

  3. Já estou conquistada por esta bela sopinha!!!!
    Vai sair num Domingo à noite próximo, olaricas se vai…

  4. O sabor da sopa de tomate da minha avó Alentejana, é uma recordação muito feliz e que infelizmente não consigo recriar. Esta no entanto, esta tambem me conquistou, e a sugestão do vinho é a meu gosto. Só falta umas fatias de pão caseiro.

  5. Quer dizer, o vinho era o da refeição de soja. (A falta de descanso está a afectar-me)

Deixe uma Resposta

