Almôndegas à Manchester


Este é um dos pratos preferidos da minha filhota pois tem a possibilidade de me ajudar a fazer as bolinhas e a sujar a cozinha.

 

Faço um molho de tomate com cebola, alho, pimento vermelho, vinho branco. Junto orégãos e um pouco de açucar para cortar a acidez excessiva do tomate, se for caso disso. Deixo cozinhar lentamente, rectifico os temperos e reservo.

Entretanto temperei a carne picada( vaca e porco neste caso, mas fica óptimo com borrego) de sal e pimenta moída. Misturei queijo parmiggiano ralado, uma pitada de gengibre em pó, alecrim fresco picado finamente e um ovo batido para ligar a mistura.Num prato coloquei pão ralado perfumado com um pouco de açafrão e chamei a Margarida para fazer as almôndegas. Convém que fiquem mais ou menos iguais em termos de tamanho.

Numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite, passo as bolas de carne por lume quente para selar a carne e tornar crocante o pão ralado. Rolem bem as bolas para dourarem uniformemente.

Reservo e faço um molho béchamel grosso aromatizado com noz moscada. Frito batata nova ás rodelas com casca. Levo as almôndegas ao molho de tomate por pouco tempo, para acabarem de cozer e absorver o molho.

Sirvo com o molho de tomate por cima e rego com o béchamel branco. Rodeio com as rodelas de batatas. Fica óptimo, pecaminoso.

Comente e experimente!

9 Respostas

  1. Ao tempo que a filhota me pede almondegas, será que é desta que lhe faço a vontade?!
    Gostei muito do acompanhamento!
    Beijocas

  2. Sou fanática por almôndegas e confesso que adorei esta receita. Do molho de tomate, feito com pimento vermelho, passando pelo tempero das almôndegas (gostei particularmente do gengibre), acabando no acompanhamento (batata nova frita com casca…hum!), sem esquecer a apresentação que está um espectáculo! Tenho aprendido muito consigo!

  3. Que aspecto, Scalabis! Confesso que só cozinhei almondegas uma vez e a experiência não correu muito bem. A receita que segui incluía pão e o resultado ficou demasiado “esponjoso” para o meu gosto. Agora essas, estão fenomenais! Da próxima vez que me aventurar passo por aqui! :o)

    Boa semana!

    P.S. Ah, e claro que nos podemos tratar por “tu”!

  4. Pois, o termo é mesmo pecaminoso! molho de tomate, bechamel, batatas fritas! ai, ai!!!!

  5. Ora aqui está um prato que não conhecia e logo eu que adoro almondegas. Fica aqui nos favoritos para no fds experimentar XDD

  6. Tenho de experimentar a fazer um dia destes. Isto de viver sozinho, e não saber o que cozinhar dá me cabo da vida

  7. Adoro almondegas, tenho feito várias experiências com elas…
    A tua receita é fantástica, vou ter de experimentá-la sem dúvida…
    Com almondegas não há refilanços cá em casa, só aplausos…

  8. Adorei, receita deliciosa! Vou experimentar, concerteza!🙂

  9. esse prato está mesmo muito bonito e apetitoso!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: