Polvo em Azeite e Alho, Batata a Murro, Broa e Grelos


Inspirado no Polvo à lagareiro e numa criação do amigo Avental.

Polvo congelado. Broa de milho.Bom azeite. Batatas novas pequenas.Um molhe de grelos de nabo. Ervas e especiarias. Alhos.

Cozi o polvo na panela de pressão durante 20 minutos. À água da cozedura juntei sal, 4 ou 5 cravinhos espetados numa cebola, grãos de pimenta, hortelã e um fio de azeite.

Lavei e escovei bem as batatas. Envolvi-as em sal grosso, alecrim, pimenta e azeite. Levei ao forno a assar. No fim de assadas, chamei o filhote para dar murros às batatas. Depois de esmurradas reguei com mais um pouco de azeite e voltaram ao forno.

Separei os tentáculos do polvo e levei ao forno numa cama de azeite e cabeças de alho às quais retirei a parte de cima. Além de aromatizarem o azeite aproveitam-se para decorar o prato.

Cozi os grelos em água salgada. Empratei num aro a broa regada com o azeite do polvo e os grelos por cima. O polvo e as batatas e uma das cabeças de alho completaram o ramalhete.

Ficou muito bom. Comente e experimente!

8 Respostas

  1. Este blogue está a tornar-se um caso sério, Scalabis! Tudo o que por aqui aparece é sempre um regalo para os meus olhos e para o meu estômago. Eu adoro este prato com as batatinhas,os alhos e os grelos… e claro está, o bom azeite! E com esta disposição do prato tão agradável à vista, ainda mais encanto lhe reconheço!

    Beijo e óptima semana!

  2. Acertou em cheio..este é o um dos eleitos da cozinha portuguesa. Batatinhas a muro, azeite de qualidade e o meu favorito, o polvo! Ainda não tomei o pequeno almoço, olhar para este acepipe está-me a fazer mal!

  3. bem… nem sei o que dizer.. ainda ontem me ofereceram um polvo e tenho grelos de couve em casa. acho que esta é uma boa receita para eu fazer de seguida.

  4. Parece realmente mto bom.

  5. Eu sou uma “lambona” por polvo à lagareiro.

    Este está tentador.
    Os alhos resultaram muito bem.

    Estou com a Migas: “Este blog está a tornar-se um caso sério”…

  6. Se eu cozesse o polvo por 20 minutos, ficaria com uma simpática chiclete para mascar…
    Se o Scalabis soubesse o quanto eu gosto deste prato convidava-me para almoçar (acho eu…lol)! É que cozer polvo para mim continua a ser um mistério que raramente tem bom resultado…
    Só de olhar para a foto fico com água na boca… snifff!

  7. Obrigado a todas pelos vossos comentários simpáticos. Dá vontade de continuar e melhorar.
    Anna, depois de várias experiências, asseguro-te que se o cozeres como eu faço, fica no ponto. Não te esqueças é do fio de azeite e da cebola. Acredita que no principio também “masquei muita chiclete”!

  8. Eu vou continuar a tentar, sou bem mais teimosa que qualquer polvo turrão…
    Acreditas que o ultimo conselho que me deram foi cozer sem água? Resultado: queimei a panela. lol.
    A cabecinha de alhos da foto continua a rir-se para mim…

Deixe uma Resposta

