Peixinhos da Horta ou Tempura de Feijão-verde?


É um petisco muito apreciado cá em casa. Por vezes, “os abutres” não deixam chegar à mesa grande parte dos ditos.

Lavei e tirei o fio ao feijão verde e cortei as vagens ao meio. Cozi-o em água temperada com sal e segurelha durante cerca de 8 minutos, de modo a ficar rijinho. Escorri bem.

Preparei o polme cerca de 1/2 hora antes. Numa tigela misturei farinha e um ovo e temperei com sal refinado, pimenta e um pouco de gengibre em pó. Adicionei cerveja gelada para obter a consistência desejada. Deixei repousar uns minutos.

Passei as vagens de feijão verde pelo polme e fritei em óleo alimentar. Ficaram douradas e estaladiças e tive de brigar com o pessoal cá de casa para conseguir tirar a foto!

E para mim, soa melhor Peixinhos da Horta!

Bom apetite. Experimente e comente!

P.S.: Veja aqui como a tempura pode ser considerada uma variação ou evolução dos peixinhos da horta.

15 Respostas

  1. ah, que petiscos deliciosos!!🙂

  2. Os peixinhos da horta da minha mãe eram os melhores do mundo…
    O pormenor da segurelha nos seus fascinou-me completamente: adoro a combinação dos sabores da segurelha com o feijão verde.

  3. A-d-o-r-o- peixinhos da horta!!!
    bEIJINHOS

  4. Tempura? Não, O seu a seu dono: peixinhos da horta que é um petisco bem português. Achei interessante a adição de gengibre, hei-de experimentar!

    • Tempura é considerado no Japão como sendo “descendente” de um prato português muito apreciado e levada há muito tempo pelos primeiros visitantes estrangeiros a visitar aquelas ilhas – os portugeses. Os peixinhos da horta são os “avós” de tempura.
      Bom apetite

  5. “Peixinhos da horta” foi a entrada do nosso ultimo concerto, gosto muito e também me soa melhor.
    Obrigada pelo comentário ao dito concerto, é de facto muito gratificante vêr a juventude em grande nos naipes de instrumentos.
    Em relação à apresentação, eu estava muito insegura, pois o meu colega decidiu fazer uma “ementa” musical, e eu só tive conhecimento do alinhamento 1 hora antes.
    Tive pena de não nos termos cruzado, mas o Scalabis prefere permanecer no anonimato.
    Beijocas

  6. A minha alusão à tempura tem a ver com o facto de ela ter sido introduzida no Japão por portugueses. Embora adore cozinha asiática, a portuguesa é a melhor!
    Obrigado a todas.

  7. eu adoro peixinhos da horta, mas tenho que confessar uma coisa: passava-se anos e anos que não os comia porque não tenho pachorra para os fazer.
    a minha sorte é que tenho uma colega que de vez em quando faz, em quantidades “industriais” e traz-me sempre uma caixinha deles para eu levar para casa….
    normalmente nunca chegam a casa, eu como logo aqui no trabalho. LOL

  8. Nunca adicionei gengibre, mas é uma ideia. Adoro peixinhos da hora…

  9. Taí, Scalabis. Não conhecia este nome mas achei bastante sugestivo: peixinhos da horta. E poderia ser feijõezinhos do mar também ! Qual o vinho pra acompanhar ?

  10. Viva Scalabis! Pois é, aqui está um petisco que eu nunca provei apesar de conhecer muito bem! Não tenho perdão! Penso que no Norte não se come muito este petisco (pelo menos não na minha casa e nunca vi ninguém a dizer que ía comer peixinhos da horta). Porque será? Só sei que estas fotos ficaram-me na cabeça e agora acho que vou ter mesmo de experimentar! Depois conto como correu! :o)

  11. Têm muito bom aspecto, já não lhes ponho o dente há muito tempo…

  12. Gostei do nome e da carinha deles, ficaram lindos!

  13. […] Peixinhos da Horta» […]

  14. Vou rapinar a receita para fazer para o jantar.
    Obrigado pela dica.
    Sofia

Deixe uma Resposta

