Às vezes, os sonhos são…de bacalhau!


Esta foi a pedido da minha filhota Margarida que adora bacalhau e… sonhos!

Como nunca tinha feito tive de me socorrer do meu fiel amigo “O Mestre Cozinheiro” que reza assim:

“Num tachinho deitam-se dois decilitros e meio de água, umas pedrinhas de sal e 130 gramas de farinha. Leva-se ao lume até cozer a farinha, mexendo sempre rapidamente para a farinha não se pegar ao fundo do tacho. Já fora do lume juntam-se-lhe 20 gramas de manteiga, 125 gramas de bacalhau desfiado, cru e demolhado, 2 gemas e 4 claras batidas em castelo. Bate-se bem e junta-se, só no fim uma colherzita de fermento. Fritam-se os sonhos em bastante azeite ou óleo, bastando uma colher de chá de massa, para cada sonho.”

Eu reforcei um pouco a dose de bacalhau e usei-o cozido e “picado”. Juntei à massa um pouco de gengibre fresco ralado que resultou muito bem. E como utilizei farinha com fermento não precisei de o adicionar no fim.

Durante a fritura utilize um pauzinho chinês ou algo parecido para, com um toque fazer rodar os sonhos de modo a que fritem uniformemente.

Acompanhei com um arroz de legumes porque a Margarida diz que não gosta de arroz de tomate.

Bom apetite. Experimente e comente!

10 Respostas

  1. Sonhos destes, tão leves e fofos, quem se importa de ter?
    Tem bom gosto a Margarida.
    Bom Domingo!

  2. A minha mãe também faz uns sonhos de bacalhau maravilhosos, um dos sabores da minha infância. Desconfio que a receita também seja do Mestre Cozinheiro, pois lembro-me perfeitamente desse livro na cozinha dela.

  3. Esse vai encantar meu esposo. Está linda a foto!🙂

  4. Até eu que não morro de amores por bacalhau estou capaz de sonhar com ele se me garantirem sonhos desta categoria!😀

  5. acredita que eu nunca fiz sonhos de bacalhau? até pensava que a receita era muito mais complicada.
    mas afinal é simples, vou fazer em breve de certeza.

  6. Esta é daquelas que que nunca provei… E adoro pataniscas. Bem, é para experimentar, têm um aspecto fantástico

  7. Neste momento, os meus sonhos já são COM bacalhau! Lindos e acredito que bem saborosos! :o)

    Beijo

  8. Hummmmmm, que delícia!!! Bacalhau é tudo de bom e ainda assim crocante…deu uma vontade!!!
    Beijinhos!

  9. Quêm é que têm talento???
    Scalabis, o aspecto desses sonhos estão um “sonho”

  10. É, realmente, um sonho de bacalhau!

Deixe uma Resposta

