Caril de tamboril e frutos do mar


Adoro a cozinha asiática, em grande parte, pelo uso que fazem das especiarias, pela cor  e pelos aromas.

Uma receita de caril, seja de frango, lulas, camarão ou de coelho como a amiga Anna tão bem nos mostrou é sempre um regalo para os sentidos.Todavia o meu preferido é caril de tamboril. O peixe absorve os sabores das especiarias, da fruta, mantendo a sua textura firme e um pouco do seu sabor.

Como não tenho o talento nem a virtude da Marizé , não fiz o meu próprio caril, e usei os meus frasquinhos de especiarias que procuro e guardo religiosamente, qual alquimista.

Na wok, levei ao lume uma cebola picada, dois alhos, alguns tomates cherry, tiras de pimento amarelo e vermelho e refresquei com bom vinho branco. Juntei pedaços de manga não muito madura aos cubos e deixei cozinhar.

Quando o tomate e a manga libertaram os seus sucos juntei as especiarias. Caril principalmente, mas também um pouco de açafrão, gengibre em pó e duas malaguetas secas picadas. Adicionei o tamboril e algum miolo de camarão e esperei um pouco.

Reguei com cerca de 200 ml de leite de coco. Gosto que o coco se insinue, mas que não se sobreponha aos demais sabores, e por isso não o coloco todo de uma só vez.

A este caldo de aromas juntei alguns camarões, mexilhões e delícias do mar que deixei cozinhar o mínimo possível. Com o lume já apagado salpiquei generosamente com coentros frescos e uns pingos de lima.

À parte cozi o arroz basmati em água aromatizada com cardamomo. Servi o caril por cima do arroz e acompanhei com um barato e honesto JP branco de 2006.

Fez sucesso e o aroma das especiarias pela casa já é meia refeição.

Bom apetite! Experimente e comente!

13 Respostas

  1. Isto é bom de mais para ser verdade…
    Vou experimentar sim e comentar, claro (como é que nunca me lembrei de caril de tamboril?).
    Fiquei feliz por ter reparado no coelho de caril! E as lulas, viu? Foram a minha 1ª receita no blog.
    As fotos estão simplesmente deliciosas!
    Tenho de me atrever com o tal do cardamomo…

  2. mas k bom aspecto e tem caril…..delicioso….bjokas

  3. Para mim está perfeito…a manga com os frutos do mar e o caril são uma tríade perfeita para o meu paladar. Só não sou muito amiga é das delícias.

  4. Caro Scalabis, a última foto está fenomenal!

    D-E-L-I-C-I-O-S-O!

    Beijo

  5. Scalabis, bela receita e estou com a Migas. A última foto está espetacular ! ( E eu sou suspeito pois adoro frutos do mar e especialmente mexilhões.) E ainda mais com arroz basmati e um bom vinho branco. Você está certo. Só o aroma já é uma bela explosão sensorial !

  6. É bom saber que não estamos sós, nem que seja nas massinhas e ovos escalfados…
    lol lol lol

  7. Scalabis, que prato maravilhoso! Estou com a Pipoka, só retirava as delícias – o resto está mais que perfeito.

  8. está com um aspecto verdadeiramente delicioso… nunca pensei no caril de tamboril! Ainda bem que o scalabis se lembrou… porque abre mesmo o apetite!😀

  9. Voltei!!!!
    E encontrei um prato com caril, hummm… tão bom.
    Em relação ao meu talento, bem, tenho os meus dias.
    Beijocas

  10. Scalabis, a Migas já postou o menu Angolano pra nós lá do Do Cachaça pro Vinho e te citou nominalmente como o nosso enólogo. Portanto, sabendo que você conhece os vinhos portugueses a fundo ; assim que eu tiver escolhido os pratos te aviso e vejo se você consegue me dar umas dicas da harmonização. Se te atrapalhar, me avisa !
    E não pense que fazendo isso você estará livre de indicar o teu cardápio ! Esta promessa você já fez !
    Abs. Eduardo Luz.

  11. Ah pois, eu sou assim! Meto logo todos à conversa!!! E o Eduardo é cá dos meus, já está na pressão! :o)

    Decidi que não havia outro expert de vinhos e outras maravilhas de beber para sugerir a bebida do meu menu angolano! Esperamos por ti!

    Beijo

  12. Simplesmente maravilhoso… que “inveja”, até parece que estou a sentir o cheirinho. A única coisa que se calhar não colocaria seriam as delícias do mar que não aprecio muito, fazem-me confusão vá-se lá saber porquê!🙂 Outra coisa fantástica deste tipo de receitas é que apesar de fabulosas em sabor dão muito pouco trabalho para o resultado obtido. Ah, e sujam pouca louça! Haverá melhor?🙂

  13. Bem isto é mesmo bom, confirma-se!

Deixe uma Resposta

