Salmão com migas de batata


O salmão é um dos peixes mais consumido cá em casa. Além de ser saudável é bastante versátil, permitindo elaborar receitas das mais práticas às mais elaboradas com igual agrado e aprovação.

Esta proposta é apenas uma variante ao salmão grelhado com batata cozida e salada.

Temperei uns lombinhos de salmão com sal e sumo e raspa de lima e deixei marinar uma meia hora.

Para acompanhamento lembrei-me de umas migas de batata com massa de pimentão, um pouco por culpa do amigo Avental. Depois desta maravilhosa sopa tinha de comer algo com massa de pimentão!

Cozi batatas novas em água e sal. Tive o cuidado de não as deixar cozer em demasia. De seguida utilizei o esmagador da foto para esmagar as batatas grosseiramente, de modo a que se sintam ainda alguns pedaços inteiros de batata. Numa frigideira coloquei um pouco de azeite, banha de porco preto, uma colher de massa de pimentão e um dente de alho esmagado. Deixei ferver um pouco e depois misturei nas batatas esmagadas, envolvendo tudo.

Levei os lombinhos a uma frigideira anti-aderente  bem quente sem gordura nenhuma. Deixei cozinhar um pouco apenas para o peixe ficar tostado por fora e suculento por dentro.

Empratei as migas num aro. Cobri com umas rodelas de ovo caseiro cozido. Juntei rabanetes, alface e delícias (para desagrado de alguns amigos visitantes :D).

Ficou assim e ficou bom. Bom apetite! Experimente e comente!

10 Respostas

  1. O Scalabis está a habituar-nos mal… cada uma é melhor do que a anterior.
    Do que eu gostei mesmo nesta, foram as migas de batata.
    A foto está super!

  2. Meu amigo, as delícias não me desagradam nada, ponho-as logo para o lado e não volto a pensar nelas. Depois rapidamente ataco esse saúdável salmão grelhado e essas originais migas de batatas (que adorei).

  3. O prato está 5 * e essas batatas são mesmo fora do comum. Vou esperimentá-las na 1ª oportunidade. Só vou alterar a banha, porque não utilizo essa gordura.

  4. que delicia de prato….essas migas de batata nao me escapam tenho que as fazer brevemente…

    beijinhos

  5. Estou a chegar à conclusão que os homens que se dedicam aos tachos, são muito mais cuidadosos com a apresentação do resultado final, por mim falo, não quero magoar as senhoras, mas eu sou muito rustica a maior parte das vezes vai o tacho para a mesa, francamente!
    Isto para dizer: Wow! Está lindo, as migas de batata são dignas de um(a) Ribanlentejano(a).
    Beijocas

  6. Salmão, também é dos meus peixes favoritos.
    E gostei muito destas migas de batata….
    E deixe lá as delícias, porque apesar de ser “plástico” é uma coisa que eu gosto muito, vá lá sabe-se porquê!

  7. Que aspecto delicioso, esta das migas (que eu adoro) com salmão não deve ficar nada mal. Este blog tem receitasmuitoboas . Prabéns.BJS

  8. Mas que belas migas! É uma ideia muito original – a experiementar com toda a certeza. E parabéns pela apresentação, é realmente primorosa!

    bjs

  9. Bela ideia aquela do espremedor para esmagar as batatas, não conhecia, mas já comprei um, pois adora migas debatata. Obrigado pela dica.

  10. Tenho um lombo de salmão ideal para isto, mas o que me chamou mais a atenção foram as migas de batata com massa de pimentão! E banha de porco preto? Nunca vi por aqui😦.
    Quanto às delicias (culpada :DDD) tenho a certeza que não me fariam diferença nenhuma se me apresentassem à frente um prato fantástico destes! Ou então faria como a Pipoka,mas de certeza absoluta que não me atrapalhava nada!🙂

Deixe uma Resposta

