Sopa de poejos com ovos e mozzarella


Tinha um pão caseiro excelente que havia sobrado do jantar “futebolistico-etílico” de sábado. Eu como queria que as duas equipas perdessem, fui-me entretendo a “provar” umas pingas e uns petiscos. Da noite, sobrou a trivela do “Lelo” e um ligeiro sabor a papel de música nas papilas gustativas.

Precisava de algo reconfortante, aconchegante. Uma sopa!

Tinha ainda alguns poejos frescos dos que utilizei no bacalhau e decidi-me por uma poejada, ou sopa de coentros. Tinha uma ideia de como se fazia, mas fui confirmar ao Gastronomias que tinha duas receitas, nas quais me inspirei.

Fiz assim:

-Numa panela anti-aderente coloquei um pouco de toucinho entremeado em pedaços, a fritar numa colher de sobremesa de banha de porco preto. Juntei uma colher de massa de pimentão, louro, cravinho e um pouco de pimenta moída. Uma cebola  picada e dois alhos  laminados. Por fim os poejos que não eram muitos mas foram suficientes.

Deixei cozinhar em lume forte por 2 minutos, e depois adicionei um litro e meio de água quente ao  conjunto. Deixei ferver  por 20/25 minutos, para os sabores se unirem.

Entretanto, forrei um recipiente com finas fatias de pão caseiro. Fica melhor se o pão já estiver um pouco duro, como era o caso.

Escalfei quatro ovos caseiros (reparem que cada um tem duas gemas!), tendo o cuidado de não os cozer demasiado para  que a gema ficasse líquida. Retirei os ovos com a ajuda duma escumadeira e coloquei por cima do pão.

Como não tinha queijo fresco, cortei um queijo mozzarella em pedaços e deixei cozer no caldo uns 2 minutos. Reguei  o pão e os ovos com o caldo bem quente e o queijo.

Ficou assim no prato. Uma sopa muito nutritiva, cheia de aromas e texturas diferentes. O queijo resultou muito bem, e a gema ia adicionando consistência à medida que o pão se embebia do caldo.

Comi 2 “discos” e o apelo do meu sofá começou a tornar-se arrebatador, inevitável!

Bom apetite! Experimentem e comentem!

10 Respostas

  1. então e o vinho?….acompanhou com quê?…..essa parte é importante e costuma finalizar sempre o trabalho do “chef de cuisine”!…

  2. Se mesmo com a boca a saber a pautas o Scalabis consegue ir para a cozinha e fazer uma sopinha destas, fico sem palavras… (o que é uma coisa dificil de conseguir)!
    Adorei a sopa, a minha mãe fazia uma parecida com coentros e sem queijo. Obrigada!

  3. Adoro poejos. Acho ke só comi 2 ou 3 vezes e em restaurantes. Por cá são dificeis de encontrar!

  4. Esta sopa não podia vir mais a propósito. Se é eficaz para o day after de uma festa etílica, vou já a correr para a cozinha fazê-la!

  5. Pois é o fim de semana foi terrivel!!!

    Sabes que para o meu jantar de aniversário fiz o caldo de poejos do gastronomias.com, ficou tão bom mas tão feio, que não publiquei ficou no arquivo para usar em caso de emergência.

    Beijocas “verdes”

    P.S. Tens razão, andas muito ribalentejano

  6. Estou a imaginar o aroma delicioso dessa sopa tão nossa! Ummmmmhhh…🙂

  7. Xiii…essa sopa é uma autêntica refeição! :o) Acho que nunca provei poejos mas como aprecio a cozinha da tua região, era menina para comer um pratinho! :o)

    Ah, e essa de quereres que as duas equipas perdessem!!!!! Cheira-me que vestes verde!!! Pois eu, fiquei feliz, no Sábado! :o)…. ou não fosse eu, uma Migas do “Nuerte”!!!
    Beijo

  8. Nunca provei poejos porque tambem sou menina “nuorte” mas esta sopa tem aspecto fantastico! delicioso mesmo… aquece a alma… e os pés!!!! :DDD

  9. Olá, esta sopa fez-me pensar na sopa que se faz no litoral alentejano (sem queijo), com pão… Fez eco na memória dos paladares. Um destes dias tento fazer esta, Bj

  10. Na casa d’avó, os ovos são batidos e “desfiados” com um garfo, enquanto cozem ligeiramente no caldo.

    Gostei do pormenor das gemas!

Deixe uma Resposta

