Frango com cerveja preta e canela


Esta receita de frango costumava ser feita pelo meu pai. Ele utilizava frango em pedaços, mas como os netos dele são um bocado esquisitos, eu uso peito de frango. O conjunto fica igualmente saboroso, mas menos gordo.

Fiz outras ligeiras modificações mas o espírito da receita é o mesmo. Um conjunto muito aromático, com vários níveis de sabores e texturas que se complementam muito bem.

Usei:

-4 peitos de frango, uma cerveja preta Sagres, 2 ou 3 paus de canela, caril e gengibre ralado

– cebolas pérola, batatas novas pequenas, azeitonas pretas, tomate pelado, cogumelos.

Numa caçarola larga, disponho em camadas, como na caldeirada, os ingredientes. Começo pelas cebolas pérola( quando há cebolas novas pequenas prefiro-as), depois o peito de frango em pedaços e temperado de gengibre, pimenta e sal.

De seguida o tomate em pedaços, as batatas, as azeitonas pretas que costumo descaroçar quando tenho tempo ou paciência, os paus de canela.

Perfumo com uma colher de café de caril e rego com a cerveja preta. Eu uso Sagres, passe a publicidade. Já experimentei com Guinness mas não resultou tão bem. Por fim junto os cogumelos.

Tapo e deixo cozinhar em lume brando, lentamente para apurar os sabores. Abano a panela de vez em quando e rectifico de sal e pimenta antes de servir.

Fica assim e é delicioso! Bom apetite. Experimente e comente!

16 Respostas

  1. Mas vou experimentar mesmo… só pode ficar maravilhoso. Estou a tentar imaginar o sabor da canela, nesta caçarola de frango.
    Vou fazer com frango inteiro porque é o que tenho cá em casa…
    Beijos.

  2. Vou certamente experimentar, pois com canela e cerveja preta só pode ser excelente. Sabias que nos Açores se utiliza imenso canela para confeccionar pratos de carne e até de peixe? Por acaso, nunca me tinha lembrado de juntá-la ao frango, a não ser na cozinha indiana claro está!

    boa sugestão!

  3. Com canela! Nunca fiz com canela…deve combinar bem.
    abs.

  4. essa receita fez meu estomago roncar alto!😉
    Realmente, uma mistura inusitada, mas que eu vou ter que testar.
    obrigada e abcs!

  5. ca no norte é super bock mas va… vou tapar os olhos aos preconceitos e vou certamente experimentar!!! sim porque nunca fiz nenhuma receita que levasse cerveja preta mas pelo aspecto final acho que na deixa margem pa dúvidas… e com uma apresentação muito bonita tambem!

    gostei!

  6. Humm…adorei essa receita.
    Gosto de colocar cerveja na comida.
    vc testar.
    bjos

  7. Parabéns estou a ver que a “veia” de chef é de familia.

    Quando saí de casa esta manhã, deixei um frango a descongelar para o jantar, estou tentada a testar esta receita.

    Beijocas

  8. estamos mesmo em sintonia… Gostei muito desta versão de frango com cerveja e canela!

  9. Últimamente tem-se visto muito receitas de frango com cerveja pela blogosfera. Eu própria postei uma há pouco tempo mas SUPER mais simples!
    Esta parece-me outra maravilhosa receitinha que terei de experimentar.
    Obrigada pela partilha!

  10. frango, cerveja preta, cogumelos e azeitonas e a canela. deve ser uma delícia.

  11. Parabens!!! Vou já adicionar este blog aos meus favoritos, pois comer bem é comigo. Bem, este frango com cervejá preta e canela deve ser demais!
    Vou já já experimentá-lo para o meu jantar.

    1 abraço.

    Jorge Salvador.

    http://jorgesalvador.wordpress.com

  12. Mais uma delicia. Este teu blog continua a ser um festival de cor, sabores e aromas. Parabéns. Vou experimentar ainda esta semana. Depois conto.
    Bjokas
    Ana

  13. Não experimentei (ainda) mas vou comentar. O mais interessante é misturar frango, canela, gengibre, curry e … Sagres. Já me imagino fazendo esta receita e tomando um dos ingredientes. Esta promete ! Grande Luis !

  14. Ora aí está uma receita que me faz ficar com fome e acabei de almoçar! Essa da cerveja preta e da canela parece-me de génio. Gostei mesmo.

    Bj

  15. Fiz ontem o frango para o jantar. Tinha visitas e precisava de alguma coisa deliciosa, diferente e que não me ocupasse muito tempo. Acertei em cheio. Foi um sucesso. Delicioso e com aromas inesperados.Nem tive tempo para tirar fotos para postar no ceu da boca.
    Obrigada pela receita
    Bjokas
    Ana

  16. […] Canela – Ela enriquece doces, pudins, cremes, tortas e frutas assadas. Além de estar presente em receitas como arroz doce, vinho quente e strudel. Paus de canela também são usados para condimentar salgados, como carneiro, picles, alguns curries e presunto. Inclusive um frango que o nosso amigo  Scalabis  fez! […]

Deixe uma Resposta

