Lombinhos de porco preto, nabos glaceados e bróculos


O lombinho de porco preto é garantia de sabor e suculência. É versátil e presta-se a imensas combinações. Este é um dos modos que utilizo para os confeccionar.

Os nabos são dos legumes preferidos da minha filhota Margarida e quando vi este molho de nabos bébé, como ela os chamou, lembrei-me logo de uma receita que vi aqui no indispensável blog da Elvira.

Os magníficos bróculos foram uma oferta de última hora do meu vizinho do lado. Marinheiro reformado e agricultor apaixonado, ao qual deixo aqui o meu agradecimento.

Cortei os lombos em medalhões e fiz uma marinada com vinagre balsâmico, um pouco de mel, azeite, alho, louro e alecrim. Aguardei umas horas. Antes de fritar em frigideira anti-aderente bem quente, temperei de sal e pimenta.

Cozinhei os nabos conforme a Elvira recomendou no seu blog e posso garantir que ficaram uma delícia. Uma maneira deliciosa e saudável de fugir ás vulgares batatas. A repetir sem dúvida.

Cozi os bróculos ao vapor e servi com o lombinho e os nabos.

Acompanhei com um tinto ribatejano da Casa Cadaval, o Padre Pedro Reserva de 2004. Premiado recentemente pelo The New York Times como o melhor vinho abaixo dos 10 dólares é um vinho que conheço bem e é uma boa aposta na relação qualidade/preço. Espero que como outros não se deixem inebriar pelos prémios e inflacionem o  valor do vinho.

Bom apetite! Experimente e comente!

12 Respostas

  1. Parabéns pelo seu Blog. Muito legal.

    O nosso site está finalmente no ar e estamos convidando bloggers do mundo gastronômico a nos visitarem.

    Por favor dê uma passadinha lá!

    http://www.viana.com.br ou http://www.restauranteviana.com.br

    Um abração!

    Henrique

  2. E eu que nem gosto nada de nabos, aqui estou toda fascinada com este lombinho delicioso…
    Beijos.

  3. Achei toda esta conjugação um espectáculo. Primeiro adorei a marinada agri-doce em que estiveram os lombinhos e depois esse modo de cozinhar os nabos conquistou-me. Estou doida para arranjar uns nabos bebés para fazer assim.

    Achei uma graça dizeres que a tua filha gostava de nabos, pois quando eu era miúda detestava-os e sempre pensei que fosse um sabor “difícil” para a pequenada. Agora, adoro nabos..deve ser como o slogan do Cesariny “primeiro estranha-se e depois entranha-se…”, que comigo tornou-se verdade com os nabos e a beterraba, mas com a coca-cola até hoje não funcionou.

    bjs

  4. eu tou como a anna detesto nabos,mas que tem muito bom aspecto….tem…………bjokitas

  5. 1º: k prato bonito!….
    2º: dá até para enganar e dar a pensar k são batatinhas!…
    3º. nunca provei nabos assim, mas tou tentada!…..
    4º: beijos

  6. Também já fiz essa receita da Elvira, e posso confirmar que é uma delicia.

    Os medalhões estão o máximo, adorei a marinada!

    Beijocas

  7. Me explica uma coisa : o lombinho tem que ser de porco preto ? Porque ? Os porcos pretos tem alguma qualidade a mais ?
    No mais, mais um post muito bom com uma daquelas receitas com cara de gostosa!
    E o vinho ! Precisamos de um vinho bom assim por aqui ( acredito no seu bom gosto!) e com preço menor que U$ 10!!! Estou com você. Espero que não subam este preço jamais !

  8. Isto não se faz, Scalabis. Eu sou fã de porco preto pelo que, a minha preferência vai para os “famosos” secretos de porco preto, tão famosos no Alentejo. E eu já não vou lá à 2 anos… Este foi sem dúvida um prato de abrir o apetite. Tal como a Pipoka, também achei engraçado o facto da tua filha gostar de nabos. Eu sempre gostei (mesmo em criança) mas é daquelas coisas que muita gente detesta! Tens um bom garfo, em casa! :o)

    Beijinhos

  9. bem, eu nem sei o que dizer…
    como sempre saio daqui com água na boca, que é o que acontece sempre que venho a este blog
    parabéns

  10. pois, os nabos estão com um aspecto fantástico, o lombinho idem e o Padre Pedro Reserva 2004 não conheço (embora o colheita seja bastante interessante para o preço).

  11. Adoro porco preto. Fica sempre tão saboroso. Esta receita parece deliciosa. Beijinhos

  12. A composição do prato ficou perfeito. Imagino a deliciosa combinação de sabores.🙂

    E fico feliz por ter gostado dos nabos.

    Beijos.

Deixe uma Resposta

