Rolo de bacalhau


Inspirado por uma receita que vi no velhinho “O Mestre Cozinheiro” fica aqui mais uma sugestão de bacalhau. É uma boa opção para servir quente, num buffet ou numa festa de aniversário ou como prato principal.

Cozo badanas e rabos de bacalhau da maneira habitual. Deixo esfriar, desfio e num pano esmago como se fosse para fazer pastéis de bacalhau. Cozo batatas e ovos.

Numa frigideira larga faço um refogado em azeite com cebola, alho e louro. Junto duas cenouras raladas e refresco com um pouco de bom vinho branco.

Esmago as batatas cozidas grosseiramente com um esmagador e misturo com o refogado. Rectifico os temperos de sal e pimenta moída.

Na bancada de trabalho estendo papel de alumínio para me ajudar a fazer o rolo.

Coloco a mistura em forma de rectângulo e abro uma saliência no meio para colocar os ovos cozidos. Usei ovos de galinha mas para a próxima, utilizarei de codorniz. Penso que ficará melhor e pode fazer-se, desse modo um rolo mais fino. Juntei também coentros e com ajuda do alúminio fiz um rolo polvilhado com uma mistura de pão ralado, sêmola de milho e gengibre em pó. 

 Untei um Pyrex de ir ao forno com um pouco de margarina e salpiquei o rolo com um fio de azeite para não secar demasiado. Deixei tostar ligeiramente.

À parte fiz um molho branco ao qual juntei natas e noz moscada, e que serviria para regar a fatia do rolo de bacalhau.

Acompanhei com pimento de piquillo, salada de alface e azeitonas pretas.

Harmonizei com um vinho tinto do Chile. O PKNT (picante!?) que além de ter um rótulo e um nome bastante sugestivo é uma excelente opção. Este é das castas Carmenere e Shiraz mas também já bebi e falei dele aqui, o Cabernet Sauvignon é igualmente delicioso.

Bom apetite. Experimente e comente!

12 Respostas

  1. Está com muito bom aspecto!
    E eu também acho que deveria ficar melhor com ovinho de codorniz.
    Mas gostei muito desta sugestão!

  2. ou seja, isto é o chamado rolo de carne na versão bacalhau
    e acho que gosto mais deste rolo do que do de carne, e o meu marido então acho que vai adorar…
    receita anotada para fazer daqui a dias.

  3. Que boa ideia!
    Eu é que não tenho jeitinho nenhum para enrolar tortas. Imagina que até o rolo de carne eu faço na forma de bolo inglês…
    Mas deve ficar delicioso e bem bonito!
    Beijo.

  4. O rolo de bacalhau, receita do mestre cozinheiro, foi das primeiras receitas que fiz ainda menina, a minha mãe ficou tão feliz que volta na volta lá estava ela: “Oh filha…. não queres fazer um rolo de bacalhau para o jantar?”
    Adorei esta versão, fiquei nostalgica.

    Beijocas e bom fim de semana

  5. Voce tem ideias simplesmente geniais! Adorei esse rolo. Obrigada.🙂

  6. que receita interessante. nunca usei cenoura com o bacalhau. boa ideia.
    abracos

  7. Outra boa opção para fazer o bacalhu.
    Gostei da idéia.
    Bjs!

  8. Olá, gostei muito da sua receita de bacalhau, aqui no Brasil época de Páscoa é muito comum consumir bacalhau.

    Você está de parabéns! Suas dicas de vinho são muito boas, também adoro as fotos e sua simpatia.
    Um grande abraço brasileiro!

  9. Anotada a receita do rolo de bacalhau e o nome do vinho, que achei bem sugestivo. Achas que será muito difícil de encontrar?

    bjs

  10. Muito interessante esse rolo de bacalhau.

  11. Adorei esta receita
    Beijinhos

  12. p-a-r-a-b-é-n-s !!!!!!!!!!!!!!
    estou a salivar tanto k nem imagina…k sorte a sua com esses dotes e tb sorte a da sua famelga
    fui ver em http://www.pknt.com lá estão aos montes, k sede !!!
    beijos, maria

Deixe uma Resposta

