Espargos bravos com ovos brancos de galinha preta


Este prato é um daqueles que junto das memórias gustativas e olfactivas, me traz de volta manhãs gostosas, com o meu pai e a minha família de Coruche a apanhar espargos bravos.

Para os mais novos era uma festa. O cheiro do campo. O sol de Inverno. A competição saudável para ver quem apanhava mais. O regresso a casa, sujos, cansados e famintos.

Não consigo deixar de sentir uma certa nostalgia, quando nesta altura, surgem, pelas estradas fora ou nos mercados, espargos à venda. E não lhes resisto!

Estes comprei-os à Dona Vitória no Mercado de Santarém. Uma velhota seca e tisnada, alquimista das ervas, dos chás e do que a terra lhe dá. Esconde nos sacos avulsos, as ervas mais tenras e perfumadas. As pontas dos espargos que lhe ficam no bolso do avental negro e coçado e oferece aos clientes que lhe entram no coração, como se fosse um tesouro.

Os ovos caseiros, “brancos de galinha preta”, os melhores.

Arranjo os espargos. Como estes são finos e tenros, lavo-os bem e aproveito aproximadamente 1/3 do seu comprimento. Levo a uma fervura rápida com água e sal. Retiro da água e reservo 1 chávena da água da cozedura.

Numa frigideira alouro em azeite e banha, 2 dentes de alho e junto os espargos.

Corto e retiro a côdea a uma fatia grossa de pão caseiro que esfarelo grosseiramente e embebo num pouco de leite. Adiciono esta mistura aos espargos e junto, um pouco da água da cozedura para intensificar o sabor e controlar a textura.

Junto os ovos batidos e rectifico os temperos de sal e pimenta.

Empratei com a ajuda de um aro e decorei com umas pontinhas de espargos que guardei. Acompanhei com lombo fumado de Ponte de Lima (que saudades!) e tomate chucha pequeno.

Harmonizei com um vinho branco novo, de 2007 da Quinta da Alorna. O Arintho, 100% da casta arinto, cheio de fruta na boca, refrescante, vigoroso! Delicioso. Um grande vinho!

Bom apetite. Experimentem e comentem!

10 Respostas

  1. Essa Senhora dos saquinhos de chá no mercado de Santarém, é a primeira que visito quando lá vou, não sei se são as ervas, (claro que são), mas tenho por ela uma predilecção.

    Esse prato está o máximo, não é todos os dias que se apanha essa iguaria.

    Beijocas

  2. Acho que por aqui nãotem estes aspargos mas vale a pena fazer com os frescos. Delícia!
    Bjs!

  3. Esta é uma receita pra minha esposa. Ela adora aspargos !
    E fiz os nabos glaceados neste fim de semana. Ficaram muito bons !
    Agora,porque ovos de galinha preta? São melhores ou é só um nome ?

  4. Esses espargos com os ovos a acompanhar lombo fumado têm tudo para um tipo se ficar a babar. E o Arintho, não conheço (ainda não o vi à venda, sequer)

  5. O teu prato está o máximo, como de costume…
    Tens aqui muitas novidades: os espargos, os ovos da galinha preta…
    Fascinante!!!
    Beijos.

  6. Adoro espargos bravos, mas não os consigo comprar em lado nenhum. Disseram-me que era proibido vender.

  7. Dei consulta em Coruche e em Mora e aprendi tanto. Acho aqueles campos um cantinho do céu.
    Tenho um saco cheio de aspargos verde, já cortadinhos, no meu congelador, prenda de uma das minhas pacientes.
    Adorei o post.
    Beijinhos
    Márcia

  8. Olá!!! Vim retribuir a simpática visita ao meu cantinho🙂
    Não sei por que razão, mas ainda não tinha vindo parar aqui a este blog maravilhoso… Tem aqui com cada receita fantástica, uma melhor do que a outra!!
    E que bom é encontrar mais um vizinho neste mundo da blogosfera…

    Beijos

  9. agora deixaram-me curiosa para ir a correr ao mercado de Santarém conhecer a dita senhora…

  10. Catarina. Não compres os espargos. Vai ao campo apanhá-los.

Deixe uma Resposta

