Tempura de camarão à “Lisboa a arder”


Se há coisa que gosto na vida é de receber amigos e familiares para uns momentos de convívio em redor da mesa.

Os dias de clássicos futebolísticos são, normalmente, passados em minha casa. Tenho um problema congénito de masoquismo e por isso sou do Sporting. O meu saudoso pai bem me avisou!

Os meus cunhados fazem parte dos 6 milhões, mas como eu até sou civilizado e cozinho melhor que eles, fazem do meu sofá bancada central.

Em vez das sandes de torresmos dos estádios, comemos desta vez uma Tempura de camarão. E como, mais uma vez, perderam os dois grandes de Lisboa, decidi baptizá-la de “Lisboa a arder”.

Retirei a cabeça e a casca aos camarões. Temperei-os de sal, gengibre fresco ralado, sumo de limão e piri-piri. Deixei-os a marinar aproximadamente duas horas.

Fiz um polme com uma gema de ovo, 250 g de farinha de trigo, uma mini (200 ml) de cerveja gelada e umas gotas de sumo de limão. Mexi com um batedor de varas para incorporar e deixei repousar 10  a 15 minutos.

Para se conseguir uma textura bem crocante após a fritura, é fundamental que o polme esteja bem gelado, em contraste com o óleo quente. Para isso, e além de utilizar a cerveja ou água bem gelada, costumo colocar no recipiente onde coloco o polme uma placa térmica daquelas que utilizamos para as geleiras de campismo. Deste modo o polme mantém-se sempre bem fresco, mesmo quando a quantidade de camarão é elevada.

Sirva com os molhos que tiver em casa. Desta vez usei um molho de ameixa doce, molho de ostra e molho de peixe.

Acompanhamos com cerveja. Muita. Erdinger, Sagres Bohemia, Super Bock!

Bebemos para comemorar, ou para esquecer! Conforme o resultado.

Mas convivemos sempre.

8 Respostas

  1. Bem esses camarões têm um aspecto delicioso.
    Agora tenho de Pescar um bom robalo para lhe dedicares um bom prato.
    Infelizmente só não gostei do sabor das 5 ameixas…..
    Abraço

  2. Esses camarões em tempura estão com um aspecto fantástico.

    Beijios

  3. Esse molho de ameixa doce ainda não experimentei…lá vou eu outra vez para o Martim Moniz!

    bjs

  4. O meu marido, coitado, também é do clube dos masoquistas como o Luis…
    Futebol adiante, vocês podem ficar a ver o jogo e a sofrer, que eu fico com estes camarões deliciosos! LOL!!!
    Beijos.

  5. Como eu não gosto de futebol, fico só com os camarões. Mais uma receita tentadora….vou experimentar
    Bjokas
    Ana

  6. Que delícia de camarões
    Beijinhos

  7. adorei essa receita. adoro camarões e tenho ouvido falar muito de os preparar em ou com tempura (ainda não percebi mto bem como dizer…) parabéns. Está com muito bom aspecto!

  8. Viva os sofredores de Lisboa!!! Mas não interessa, sofremos, mas ficamos em 2º lugar!!!! Gostei do baptismo e da tempura de camarão. Muito!

Deixe uma Resposta

