Figos interessantes


Como cá em casa há um membro da família que se encontra num estado “interessante” tenho-me visto na obrigação de correr mercados e lugares para comprar figos. Quilos e quilos de figos.

Com o frigorífico cheio e o calor a apertar nada melhor que utilizar os ditos para uma entrada deliciosa e fresca.

.Salada de figos

Numa cama de canónigos coloquei os ditos cujos, juntei fatias de bom presunto serrano e lascas de queijo parmiggiano.

Figos interessantes

Temperei com vinagre balsâmico e umas gotas de azeite que levei a ferver com uma casca de limão e deixei arrefecer. Simples, rápido e delicioso.

Para acompanhar bebi um dos meus vinhos preferidos dos últimos tempos. Um Quinta da Alorna Reserva Arinto Chardonnay 2007. Lançado recentemente é um vinho ideal para o Verão.

Quinta da Alorna Reserva Arinto Chardonnay 2007
Um nariz cítrico e fresco do Arinto e amanteigado e de frutos secos do Chardonnay.

Na boca o casamento perfeito entre a frescura e acidez do Arinto, a elegância e maturação do Chardonay e um toque de madeira na qual estagiou por 3 meses.

Bom apetite. Experimente e comente.

Depois de uma fase profissional muito exigente e de umas merecidas e retemperadoras férias, eis-me de volta a este cantinho com vontade redobrada de experimentar e partilhar. Uma palavra de agradecimento aos amigos e visitantes que aqui e através de mail se mostraram intrigados com a minha ausência.

7 Respostas

  1. Se vivesse cá perto, podia colher quantos figos desejasse no meu quintal, pois tenho duas figueiras carregadíssimas de figos pingo-de-mel. São tantos que os pâssaros comem também. E até os meus cães gostam de os comer, quando caiam para o chão, do lado do pátio.😀

    Também lhes dou vários usos, tanto em pratos doces como salgados. É uma fruta muito apreciada cá em casa.

    Essa salada é uma das melhores maneiras de degustar os ditos.

    Abraço.

  2. Estou feliz com o seu regresso!
    Não sou fã de figos, mas isso não importa…
    Beijinhos.

  3. Gostei dessa proposta dos figos (curiosa também a aromatização do azeite com limão) e presumo que o chardonnay e arinto esteja em boa forma (confesso que não sou grande fã da combinação, mais por demérito de algumas coisas provadas, do que por preconceito).

  4. Bom ( e esperado) retorno !
    E voltemos as perguntas : o que são canónigos ?
    Abs

  5. provei dois vinhos com arinto recentemente e fiquei encanta como eles harmonizam bem à mesa!
    bjo.

  6. Dexei-lhe um desafio no meu blog. Beijokas e bons cozinhados. ah! Estes figos estão com um aspecto…

  7. […] public links >> interessantes Scale model airplanes Saved by hsbctracy on Sun 28-12-2008 Figos interessantes Saved by betawavetom on Sun 21-12-2008 Chaos? Saved by drogersyc on Fri 19-12-2008 Der […]

Deixe uma Resposta

