Se há prato pelo qual sou louco é o gaspacho. Comi-o pela primeira vez em terras andaluzas nos meus tempos de aficionado tauromáquico e fiquei fascinado com a sua simplicidade e qualidade.
Já fiz e comi gaspacho acompanhando vários ingredientes como o ovo cozido, surimi, carne de sapateira, miolo de ameijoa, uma variedade grande de ervas aromáticas,etc.
A partir da receita base pode adaptá-lo ao seu gosto e confeccionar uma alternativa fresca e muito saudável e saborosa nos dias quentes de Verão.
Esta é a minha última variação sobre o tema.
Usei 4 tomates cucha, 1 pimento vermelho pequeno, 1 pepino pequeno, 1 cebola média, 1 fatia de pão caseiro, 1 dl de vinagre de Jerez, 2 dl de sumo de tomate. Azeite, sal, pimenta e umas gotas de vodka. Pistachios e orégãos para guarnecer.
Cortei o tomate , a cebola, o pepino descascado e sem sementes, e os pimentos em rodelas. Juntei o pão, o vinagre de Jerez, o sal, o azeite e o sumo de tomate. Levei a “marinar” no frio por umas horas e depois triturei tudo no copo misturador.
Passei por um passador de rede bem fino e juntei-lhe umas gotas de vodka. Servi num prato fundo retirado do frio e para substituir os habituais croutons, optei por uns apetitosos pistachios partidos em pedaços num casamento que se revelou muito bem conseguido. Perfumei com orégãos frescos, pimenta rosa moída e um fio de azeite.
Resultou muito bem. A textura crocante e o sabor adocicado do pistachio resultou em cheio com a acidez do conjunto. As gotas de vodka são opcionais (e são mesmo umas gotas) mas emprestam novas variantes de aroma e sabor.
Bom apetite. Experimente e comente!
Filed under: Culinária, Gastronomia, Receitas | Tagged: Receitas, sopas, tomate |
Este é 1 gaspacho super especial – vodka (mesmo só umas gotinhas) e pistachios…
Fiquei com vontade de provar!
Beijo.
Achei bastante interessante. Primeiro por não ser feito a partir de uma base de alhos esmagados e azeite; segundo pela adição dos pistachios (acredito que deva ficar muito bem) e terceiro pela inusitada atenção dada aos tomates pela adição de vodka e oregãos.
Olá,
Tudo bem? Gostaríamos de te convidar a colocar os textos do Slow Food Brasil na lateral de seu blog. Se gostar da idéia, saiba como fazer isso nessa página: http://www.slowfoodbrasil.com/content/view/234/62/
Entre os blogs que já colocaram as notícias em seus sites estão: Come-se, Alimento para pensar, Orgânicos e Sustentáveis, Central do Cerrado, Comadre Fulozinha etc.
Abraços,
Equipe Slow Food Brasil
http://www.slowfoodbrasil.com
Bela receita de gaspacho, sumo dos tomates como manda o figurino. Vamos tentar. abraços,
Olá!!!
…cá vim eu encontrar o gazpacho… apetitoso, por sinal!
Ainda não tinha descoberto este cantinho, mas vou passar a espreita-lo mais vezes!
Obrigada pelo comentário que me deixou e espero que possamos manter o contacto!…
beijo e um muito bom dia,
Leonor
Muito boa noite!
Venho por um único motivo…. Quando publica a próxima receita?!…;)
…espero ansiosamente!…
Ora aqui está um pratinho que visita muitas vezes a minha mesa!!!
Huumm… vodka?!? hummm…. parece-me muito bem!!
bjks