Lombos de salmão em vapor de laranja e risotto de abóbora e gengibre com botifarra catalã


Uns lombos de salmão são sempre uma boa aposta. Versáteis e práticos sujeitam-se a um sem número de combinações e modos de confecção.

Como são uma das preferências da pequenada cá de casa por não terem espinhas nem pele, tento inovar no  modo de preparação e apresentação. Esta foi a última experiência.

Lombos de salmão em vapor de laranja e risotto de abóbora e botifarra catalã

Lombos de salmão em vapor de laranja e risotto de abóbora e botifarra catalã

Utilizei um tacho de cozer a vapor. Aromatizei a água com uma folha de louro, um dente de alho e um pouco de poejo. Na parte de cima furada coloquei umas rodelas de laranja acamadas. Coloquei os lombos de salmão temperados de sumo de laranja, sal e pimenta, por cima. Deixei cozer.

Salmão na panela de vapor

Salmão na panela de vapor

Para o risotto de abóbora piquei finamente uma cebola média que levei a cozinhar com azeite sem deixar refogar demasiado. Juntei gengibre ralado que acho que vai muito bem com a abóbora em cubos; um pouco de alho em pó e uns cubos de botifarra catalã, um enchido à base de porco e especiarias. Refresquei com vinho branco e juntei o arroz carnaroli. Fui juntando um caldo de galinha ligeiro como mandam as regras, aos poucos, até o arroz estar cozido.

Risotto de abóbora ...

Risotto de abóbora ...

No final juntei um pouco de queijo parmiggiano ralado.

Acompanhei com uma salada de agrião e tomates secos. Ficou muito agradável. O salmão incorporou os aromas da laranja e da água e ficou suculento e rico de aromas e sabor. O risotto ficou muito bem. Ao adocicado da abóbora  juntou-se a frescura do gengibre e o sabor a especiarias do enchido, resultando num conjunto muito harmonioso.

O resultado final

O resultado final

Bom apetite. Experimente e comente!

7 Respostas

  1. Scalabis, você está virando o que chamamos por aqui de “29 de fevereiro”. Só de 4 em 4 anos !! rsrs
    De qualquer maneira, o retorno foi auspicioso! Bela idéia a do vapor de laranja!
    Abs.

  2. este risotto ‘tá cá com um aspecto… ui,ui! seguia já, mesmo a esta hora!
    Adoro risottos, sejam lá como for!

  3. Parece-me muito bem!

  4. Tem mesmo bem aspecto, só me falta saber o ponto correcto da risotto..

  5. Que maravilha pelos ingredientes e pelas fotos, vê-se que é delicioso.
    Gostei de tudo,confesso que me deu até fome..

  6. olá!

    adorei sua receita porque adoro abobora e principalmente risotos! mas sou brasileira e queria que me esclarecesse ,se puder, o que disse em :” cubos de botifarra catalã, um enchido à base de porco e especiarias”. imagino que botifarra catalã, seja a própria abobora( me corrija se estiver errada) . mas e ” enchido à base de porco e especiarias” é uma alheira ou uma linguiça??
    sou descendente de portugueses do Porto e de “Trás-os-Montes , mas ainda não tive a oportunidade de conhecer! um dia irei!!
    obrigada: Ligia Cocenas

  7. Intrometo-me neste post para lhe dar a conhecer a Bubok.Pt, um serviço de auto-publicação online que dá a qualquer autor a possibilidade de editar e publicar as suas obras. Um pouco como o YouTube para os vídeos e o MySpace para a música, na Bubok.Pt o autor controla totalmente a sua obra e, no final, ainda recebe 80% dos lucros da venda do seu livro.

    Um das áreas em que gostaríamos muito de ver crescer o número de publicações é exactamente a culinária. Acreditamos que um livro é sempre um bom “fim” para as receitas arquivadas em blogues com a qualidade do seu. Uma vez que o texto está pronto e quase sempre acompanhado de imagens, só precisa de uma breve revisão para ficar pronto para publicar na Bubok.Pt, dando a conhecer os seus cozinhados a todos os que queiram comprar o seu livro.

    O processo de publicação é muito simples e rápido: basta seguir os 5 passos indicados em Bubok.Pt, do upload do ficheiro com a sua obra, à escolha do preço da obra. A Bubok disponibiliza os seus livros em E-book e em papel através de um serviço ecológico de Print On Demand, em que cada livro é impresso por encomenda e, por isso, sem tiragens mínimas ou excedentes poeirentos e poluentes.

    Ficamos à espera da sua visita em http://www.bubok.pt. Se precisar de algum esclarecimento, não hesite! Estou disponível para qualquer dúvida que possa surgir.

    marta.furtado@bubok.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: