Este é mais um daqueles pratos que é sucesso garantido para os pequenos e graúdos.
Comprei na peixaria umas lulinhas frescas que tratei de rechear. Para isso, piquei os tentáculos, ralei um pouco de gengibre um dente de alho e um filete de anchova de conserva.
Recheei os tubos de lula com este preparado e fechei com um palito. Se tiver mais jeito que eu pode usar agulha e fio de cozinha que fica mais bonito, mas eu gosto de sentir no molho, parte do recheio que vá saindo.
Fiz um ligeiro refogado com chalota picada, refresquei com vinho branco e juntei tomate triturado. Juntei as lulas e deixei cozinhar em lume brando.
Temperei com um pouco de garam masala e umas lascas de côco em barra (pode usar leite de côco que é mais fácil de encontrar). Rectifiquei o sal, (cuidado que a anchova é muito salgada).
Deixei apurar e juntei umas gotas de sumo de lima no final.
Para acompanhar servi umas batatas primor com casca entaladas ao vapor e depois fritas em azeite e uma cama de espinafres bem verdinhos que apenas levei a “murchar” numa frigideira de modo a ficarem ainda crocantes e estaladiços.
Harmonizei com um branco frutado de 2009. O Espírito Lagoalva Branco.
“Muito aromático, vivo e irreverente, com notas de citrinos, alperce, apontamentos minerais. Bela presença de boca, misturando notas limonadas e vegetais, equilibrado, com fresca acidez citrina, num conjunto leve, fino, bastante atractivo. Tudo isto com apenas 12% de álcool e um preço revigorante…” … diz a Revista de Vinhos e eu subscrevo.
Bom apetite. Experimente e comente
Filed under: Culinária, Gastronomia, Pingas, Receitas, Vinhos | Tagged: peixe, tomate, vinho branco |
Adoro lulas recheadas, mas não sei se gosto da ideia da anchova… lol!
Também gosto de as prender com um palito para o recheio transbordar um pouco para o molho, principalmente se usar queijo no recheio…
Beijinhos.