Franguito assado com limão e tomilho


Confesso que ao ver estes franguitos num hipermercado a minha faceta de gourmet se degladiou um pouco com a de ecologista, defensor dos animais e de uma agro-pecuária sustentável.

“Tão pequenitos, nem os deixaram crescer!”- pensei.

Uma leitura mais atenta ao rótulo permitiu-me aliviar os problemas de consciência. Afinal os franguitos tinham sido criado ao ar livre e alimentados da maneira mais natural possível ao contrário dos milhões que morrem nos aviários sem ver a luz do dia. Viveram pouco mas tiveram uma existência feliz e isso viria a repecurtir-se na qualidade e sabor da carne.

Como a gula é um dos pecados mortais e eu sou um orgulhoso e empedernido pecador, os pobres franguitos lá me acompanharam.

A primeira ideia para os cozinhar era na caçarola, tipo Coq au Vin, ou qualquer coisa desse tipo,  mas  ao ver no programa televisivo da minha amiga Nigella uma maravilhosa receita de frango, logo o destino dos franguitos ficou traçado.

Frango assado com limão e tomilho

Usei 3 franguitos, um enorme limão ( use biológicos porque vamos aproveitar a casca), uma cabeça de alhos, um raminho de tomilho e 2 folhas de louro. Vinho branco, caldo de galinha, azeite, sal e pimenta.

Parti os franguitos em pedaços uniformes. Num tabuleiro envolvi a carne com o limão cortado em quartos, sal, pimenta, as ervas e os dentes de alho com a casca.

Dispus os pedaços com a pele virada para cima, refrequei com um pouco de bom vinho branco e juntei um pouco de caldo de galinha. Usei Knorr Natura um novo produto que recomendo vivamente, passe a publicidade.

Frango assado com limão e tomilho

Levei ao forno a cozinhar lentamente, tapando com folha de alumínio nos primeiros 30-40 minutos.

Para acompanhar decidi-me por umas batatinhas no forno. Optei por umas batatas “olho-de-perdiz” que lavei bem com uma escova e parti em quartos. Temperei com azeite,  um pouco de vinho branco, alho em pó, noz moscada, sal, pimenta e alguns orégãos.

Frango assado com limão e tomilho

O aroma a limão e a tomilho que se espalhou pela casa, prenunciava algo de bom! Destapei o frango para tostar a pele.

E ficou assim.

Frango assado com limão e tomilho

E as batatinhas, assim!

Frango assado com limão e tomilho

Servi e acompanhei com uma boa salada de alface e rábano.

Frango assado com limão e tomilho

A carne ficou maravilhosamente tostada  e tenra, embebida dos sucos do limão. Os alhos, cozinhados na casca ganham um sabor mais delicado e o próprio limão ganha níveis de sabor surpreendentes.

Como levei um amarelo da médica nas últimas análises acompanhei com Orangina! 🙂

Bom apetite! Experimente e comente!

4 Respostas

  1. esta uma delicia este seu frango no forno
    beijinhos e bom fim de semana

  2. Estes franguinhos ainda não me conquistaram, definitivamente, Fico logo a pensar em pintainhos amarelos e fofos…
    Mas a receita parece-me excelente para aplicar num frango que tenho ali no frigorífico à espera de uma ideia nova para o preparar.
    Beijinhos.

  3. Já fiz! Foi ontem o almoço… O cheirinho que fica na cozinha e se alastra pela casa é divino…
    Obrigada.

  4. De comer e chorar por mais hummm. Que pratinho delicioso!!!

Deixe um comentário