(H)á Pato com Arroz


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Comprem um pato médio (eu prefiro fresco mas há uns congelados inteiros nas grandes superfícies que não são maus). Partir o pato em pedaços e retirar o excesso de gordura.

Temperar de sal e pimenta moída e colocar numa panela de pressão com uma cebola espetada com 6 cravinhos, um pedaço fino de casca de laranja, louro e meio chouriço ao qual se retirou a pele. Regar com azeite e cobrir com vinho branco e água. Deixar cozer ap. 30 mns a partir do momento em que a pressão começa a sair.

Finda a cozedura, retirar o pato e o chouriço. Desfiar o pato e cortar o chouriço ás rodelas. Aproveitar 3 chávenas do caldo da cozedura e juntar uma chávena e meia de arroz. Não deixar cozer o arroz completamente e retirar do lume antes de secar totalmente.

Num pirex colocar uma camada de arroz, uma camada de pato desfiado regado com um pouco de sumo de laranja, e outra camada de arroz. (O n.º de camadas pode variar mas a última deverá sempre ser de arroz).

Decorar com fatias de bacon e o chouriço e levar ao forno a tostar e acabar de cozer o arroz. Retirar do forno e guarnecer com meias luas de laranja. Acompanhar com uma boa salada ou legumes verdes.

Regar com um tinto Paço dos Falcões 2004.

Bom apetite! Experimente e comente!

8 Respostas

  1. Parabéns pelo pato. Entrei pela porta da cozinhas do mundo, espero visita no idéias.

  2. É um dos meus pratos portugueses favoritos, sem dúvida! 🙂

  3. Maravilha! Adoro, embora confesse que nunca fiz!!!!

  4. Belissima receita de arroz de pato…
    E que bom gosto na apresentação!

  5. Obrigado pelos simpáticos e encorajadores comentários.
    Há muito para partilhar neste mundo dos sabores!

  6. Que delicia, gostei muito deste arroz e de conhecer seu blog. Gostava de o(a) receber no “Tachos”.
    P.S. Scalabis, terá alguma coisa a haver com Santarém?

  7. Ainda não tinha saboreado esta deliciosa foto! Que arroz! E está mesmo como eu gosto, sem queijo! É que eu adoro queijo mas no arroz de pato e no bacalhau com natas prefiro sem…:o)

    Bom fim de semena!

  8. […] } Esta receita é um upgrade ao tradicional arroz de pato. Traz novos cambiantes de cor, sabor e textura e é sucesso […]

Deixe um comentário