Pérolas do mar das Indías


Há há algum tempo que deparei com um novo produto congelado de uma conhecida marca que dá pelo nome de Pérolas do Mar. Não é mais que tubos de pota sem pele e cortada em rodelas de 1/2 cm de espessura, aproximadamente.

Como cá em casa as lulas e seus parentes são muito apreciados comecei a magicar uma utilização para as ditas.

Com a despensa ainda bem recheada de misturas de caril diversas, especiarias e outras poções mágicas, desde a minha última incursão ao Martim Moniz, estava encontrada a utilização ideal para as ditas pérolas.

Um caril bem aromático, com ananás e manga e um belo dum basmati para acompanhar.

Usei:

– garam masala, côco em barra, gengibre fresco, cardamomo, sumo de limão, alho, óleo de amendoim;

-1 manga, um  quarto de abacaxi, mini-tomates chucha, arroz basmati, coentros e hortelã;

Numa wok, verti um pouco de óleo de amendoim e juntei-lhe as frutas cortadas em pequenos cubos e um dente de alho laminado. O gengibre fresco ralado e duas vagens de cardamomo.

Aguardei um pouco e adicionei as pérolas, os tomates inteiros e miolo de camarão. Deixei cozinhar e perfumei com a mistura de especiarias. Em vez do leite de côco, utilizei em barra, é mais versátil e permite desperdiçar menos.

Deixei apurar e antes de servir refresquei com um pouco de sumo de limão.Cozi arroz basmati da maneira habitual e servi a acompanhar o caril.

Harmonizei com um vinho espumante do Ribatejo, o Vale de Lobos, Espumante Branco Bruto da Sociedade Agrícola Quinta da Ribeirinha. O companheiro ideal para realçar o bouquet de aromas do prato.

Bom apetite. Experimentem e comentem!

Dedico este post a alguém que faz hoje 13 anos mudou a minha vida para sempre. Há 13 anos numa Terça-feira de Carnaval ás 2.30 da manhã, nascia o Luis Diogo. O momento em que o tive nos braços pela primeira vez revelou-me o que era o amor, pleno, magnífico e incondicional.

Parabéns, filhote!

10 Respostas

  1. que coisa deliciosa… sabes que tenho no congelador duas dessas embalagens de pérolas do mar e ainda não me decidi o que fazer com elas?
    a tua ideia é 5 estrelas

  2. Parabéns Luís Diogo e votos de muitas felicidades pela vida fora! A comidinha do pai do menino é como de costume uma cuidada sinfonia de sabores e um apelo à degustação.

    Bj grande

  3. Muitos parabéns ao Luis Diogo, que ele seja no futuro aquilo que anseia ser.
    Este caril está de me fazer cair da cadeira!
    Só usei as pérolas uma vez achei um bocadito duras, mas pode ter sido da maneira como as cozinhei.

    Beijocas

  4. Ora aqui fica mais uma “Amiga do Baldes” a desejar muitas felicidades e muitos beijinhos de parabéns ao Luis Diogo! :o) Ao pai (que babado me saíste) também dou os parabéns por mais um prato que desperta qualquer paladar! Adorei a conjugação de frutas e caril! O prato está absolutamente tentador! O coco em barra é algo que eu desconhecia por completo, assim como as pérolas. Conclusão: melhor é impossível!

    Beijinhos

    P.S. Para quando uma sobremesa? Quer-me parecer que com este aniversário, terás uma desculpa para nos presentear com um docinho. Não?

  5. Vou pegar nesse copo de espumante e fazer um brinde ao Luís Diogo! Que conte muitos (e felizes)!
    Quanto à comida do pai, como sempre, uma maravilha, sobretudo quando são pratos vibrantes de aromas, como este.

    bjs e parabéns para os 2.

  6. O nome caiu como uma luva é realmente uma pérola! Delícia! Fotos lindas!

  7. Parabéns para o Luis Diogo e para o pai.
    Este prato de caril deve ser uma maravilha…tenho que investigar essas “pérolas do mar” que ainda não conheço.
    Bjokas
    Ana

  8. Parabéns pros dois “Luises” ! E você está virando um descobridor dos sete mares ! Tubos de potas sem peles ? Ainda que você deu a pista de serem parentes das lulas . Tem a textura das lulas também ou parece com vieiras ?

  9. Parabéns aos dois!
    Ainda não conheço estas pérolas, mas adorei a conjugação de ingredientes. Estou bem tentada a fazer com rodelas de lulas, ou será que não dá?
    Beijos.

  10. Feliz niver pro filhao e o que é potas sem pele???

Deixe um comentário